A Guerra Civil de 1932 em São Paulo

 

 

 

 

 

 

INFORMAÇÕES:

Título: A Guerra Civil de 1932 em São Paulo: solução imediata dos grandes problemas sociais
Autor: Florentino de Carvalho
Editora: Entremares
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 14 x 21 cm
Edição:
Ano de Lançamento: Dezembro de 2018
Número de páginas: 136
Preço: R$ 25,00

ÍNDICE:

.

PREFÁCIO:

A verdade e a justiça são os princípios básicos dos modernos postulados, as forças morais dos movimentos revolucionários, o ponto de partida da humanidade insubmissa em marcha para o ideal.

Partindo destas premissas, que reputamos definitivas, iniciamos, no presente trabalho, a resenha e a análise da guerra civil paulista, em seus vários aspectos, sem reticências ou exageros, de maneira a obviar qualquer dúvida sobre a exatidão e a coerência das nossas apreciações.

É de nosso feitio ver todos os seres humanos no mesmo plano moral. Para nós a condição social ou a catadura nada representam. Na espécie humana não há melhores nem piores: todos somos iguais. Os atos bons ou maus, não exprimem a natureza íntima dos respectivos autores. A não ser por atavismo ou doença, o homem não se torna lobo do homem. Pelo contrário, o homem sadio, equilibrado, inclina-se de preferência para o bem. Por via de regra, a linha de conduta é produto do meio.

A responsabilidade do indivíduo pelos atos que prática é muito relativa, limita-se à parte que cada qual desempenha como elemento ativo e, de certo modo conscientemente e de motu próprio, nos fatos sociais, individuais ou coletivos.

Por isso, na crítica que aqui fazemos à última guerra civil, visamos especialmente as causas sociais que a determinaram. Quanto à crítica às coletividades ou pessoas que lhe deram vida, limita-se à parte que representaram como expoentes de um regime anacrônico, e ao conteúdo psicológico que se adquire no ambiente atual de imperfeições e misérias.

É este o nosso critério. Não conhecemos outro.