No Circo

 

 

 

 

 

 

INFORMAÇÕES:

Título: No Circo
Autor: Avelino Fóscolo
Editora: Entremares
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 14 x 21 cm
Edição:
Ano de Lançamento: Abril de 2018
Número de páginas: 144
Preço: R$ 30,00

SUMÁRIO:

SOBRE O LIVRO:

O livro que agora publicamos foi tomado por inédito por muitos pesquisadores da literatura brasileira. Manuel Antônio da Silva, Eduardo Frieiro ou Massaud Moises em seus estudos apontam que a publicação da obra No Circo em formato de livro, embora nunca realizada, era um desejo de Fóscolo mesmo em sua velhice. Frieiro, no prefácio da obra A Capital, de Fóscolo, afirma que: “Tinha o escritor, de velha data, dois romances inéditos na gaveta: No Circo e Indesejáveis”. Já Letícia Malard, ao realizar levantamento de documentos para sua pesquisa, junto ao filho de Avelino, Hugo Fóscolo, encontrou guardado em um caderno do autor mineiro a obra em 142 tiras coladas, com riscos, emendas e anotações a lápis do próprio autor, que apontavam o interesse em uma nova impressão.

A obra, que até este momento não havia sido publicada em formato de livro, somente circulou entre leitores do jornal anarquista e anticlerical A Lanterna, nos anos de 1913 e 1914. Dirigido por Edgard Leuenroth o jornal publicou, além dos folhetins O Jubileu e No Circo, uma série de artigos de Avelino Fóscolo.

Se a obra de Fóscolo, não encontrou grande ressonância dentro do movimento literário brasileiro naquele contexto, não se pode dizer o mesmo quanto ao movimento anarquista e anticlerical. O prenúncio da publicação do folhetim No Circo foi cheio de mistério. Na edição nº202 do jornal, na seção O NOSSO FOLHETIM, Leuenroth diz:

“Em substituição ao Cavaleiro de la Barre vamos iniciar a publicação de outro trabalho, com o qual estamos certos que os leitores da Lanterna ficarão inteiramente satisfeitos.
O seu título? Qual o seu autor? Esperem, não se impacientem, que a demora não será grande…”

O suspense durou algumas edições, sendo revelado somente na nº213, de 18 de outubro de 1913, em que, o diretor do jornal Edgard Leuenroth, escreve a seguinte nota de apresentação para o folhetim que o jornal passou a publicar em suas páginas a partir daquela edição:

OS NOSSOS FOLHETINS

Damos hoje início a um novo folhetim.
É mais um trabalho inédito que fornecemos aos nossos leitores e do qual é autor o nosso estimado camarada Avelino Fóscolo, nome já consagrado no mundo das letras por várias obras de valor.
De uma grande parte dos nossos leitores já é ele bem conhecido, pois é de sua lavra o romance O Jubileu, que publicamos, de primeira mão, no nosso primeiro folhetim.

NO CIRCO

é o título do novo e interessante trabalho que os leitores da Lanterna vão ter ocasião de apreciar.
Como O Jubileu, No Circo tem o cunho da naturalidade que Avelino Fóscolo imprime aos seus trabalhos, falando-nos de coisas do nosso conhecimento, apresentando-nos tipos e costumes do nosso meio, mostrando-nos os vícios sociais e dando-nos esperança de um porvir de mais justiça e bem-estar.
Agradável e proveitosa é a leitura de No Circo, que recomendamos a todos os leitores dos nossos folhetins.

Reconhecendo a importância de Avelino Fóscolo para a literatura e para o movimento anarquista no Brasil, a editora Entremares publica aqui a versão de No Circo, que apareceu como folhetim d’A Lanterna, não trazendo as alterações ou correções apontadas posteriormente pelo autor em seus documentos pessoais.